Quais são os indicadores que comprovam que o e-learning é altamente efetivo? Conheça agora!

As constantes inovações tecnológicas e as novas exigências do mercado trouxeram para as empresas a necessidade de garantir a especialização de seus colaboradores.

Além de ser uma ampla vantagem competitiva, hoje em dia, os próprios componentes de uma equipe acabam deixando uma empresa quando se sentem incapacitados. O turnover no Brasil é alarmante: cerca de 25% das pessoas trocam de empresa no momento em que se dão conta de que não possuem informações – leia-se treinamento – suficientes para desempenhar suas funções.


Aqui, o e-learning surge como um grande aliado. Além de ser uma alternativa altamente viável do ponto de vista econômico, diminuindo custos com transporte, hospedagem e um local físico para os treinamentos, o e-learning é um método interativo que resulta em uma alta taxa de retenção dos alunos adultos. Essas e outras vantagens são as responsáveis pelo aumento considerável deste método dentro das corporações. Quer saber mais? Vamos mostrar alguns dos principais indicadores de que o e-learning é uma metodologia que veio para ficar.


Conheça os indicadores de que o e-learning veio para ficar

Cada vez mais, as pessoas incorporam o e-learning como metodologia de ensino. Pesquisas revelam que no ano de 2013, cerca de 46% dos universitários brasileiros realizaram, pelo menos, um curso online. Outro dado surpreendente: a expectativa para 2019 é que aproximadamente metade de todas as disciplinas de cursos superiores no País seja online. O e-learning é uma das maiores tendências no ensino para os próximos anos. O crescimento é constante porque as instituições que o utilizam têm enorme possibilidade de crescimento da produtividade em até 50%.


Um estudo produzido pelo e-Learning Industry apontou que as empresas consideram a educação a distância (EAD ), como o segundo método mais eficiente de treinamento, e que as corporações que adotam a EAD contam com uma diminuição de 50% nas despesas de qualificação de seus funcionários. Essa economia pode incluir os gastos com o espaço físico, deslocamento, viagens, alimentação e cancelamentos de última hora. Além disso, a metodologia EAD pode beneficiar-se de todas as facilidades tecnológicas e dos dispositivos eletrônicos móveis, que elevam em até 60% o nível de engajamento e de atenção dos estudantes.


Outro dado importante é em relação ao atendimento eficiente ao cliente. Entre as empresas que utilizam e-learning, 34% elevaram a sua efetividade frente aos anseios dos consumidores. Vale lembrar também que a propensão para a liderança de vendas nos respectivos mercados aumentou em 17% das empresas, portanto, aumentando consideravelmente a sua fatia nos mercados em que atuam.


E-learning é uma ferramenta essencial na qualificação dos colaboradores

As estatísticas do mercado brasileiro mostram que um cada quatro trabalhadores trocam de emprego, simplesmente, porque sentem-se despreparados para exercer suas respectivas funções ou por achar que existe pouca oferta de treinamento em suas empresas.

Esse mesmo estudo apontou que os empreendimentos que usam sistemas de e-learning e de Performance Support (Suporte ao Desempenho) geraram um aumento de 26% de receita para cada colaborador. E 72% das empresas que colaboraram com a pesquisa afirmaram que o e-learning auxilia na atualização de informações na gestão de mudança, mantendo o nível de competitividade.


Além disso, quase metade dessas corporações desponta com chances reais de assumirem a liderança em seus respectivos ramos, um número bastante impressionante. Fica evidente que as instituições com forte cultura de e-learning têm melhor desempenho em seus setores se comparados com concorrentes que não usam EAD .


Veja outros indicadores:

  • Neste ano o mercado de e-learning espera atingir cerca de 107 bilhões de dólares;

  • O e-learning já representa 30% de todos os treinamentos corporativos;

  • Instituições que utilizam o e-learning: 80%;

  • A substituição dos treinamentos presenciais pelo e-learning proporciona uma economia que gira entre 50 e 70%.

Via : Fábrica de Cursos

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo