Portaria Híbrida: Saiba como funciona e se vale a pena

A portaria é uma parte muito importante de um condomínio, afinal os moradores desejam um bom atendimento e segurança no controle de acessos.


Buscando otimizar esse serviço, novos conceitos em portaria surgiram, portaria virtual, portaria remota e sobre o conceito que falaremos agora: a portaria híbrida.


A portaria híbrida surge pela necessidade por parte dos moradores e gestores de uma maior adaptação às mudanças propostas pelas portarias a distância.


Embora as portarias a distância, como, por exemplo, a portaria remota, oferecem muitas vantagens ao condomínio, alguns moradores ainda gostam do contato com o porteiro presencial.

Para compreender melhor como funciona esse serviço, continue a leitura, preparamos esse conteúdo esclarecendo os principais pontos!


O que é uma portaria híbrida?

A portaria híbrida trata-se da combinação de duas categorias de portaria: a portaria presencial e a portaria remota.

Para entender melhor o conceito de portaria híbrida é preciso primeiro conhecer como funciona uma portaria remota.

Basicamente, a portaria remota é uma categoria de serviço a distância, onde todo o atendimento é feito de forma online por uma central de controle.

A portaria remota exige que os moradores do condomínio estejam dispostos a aderir esse formato e também que tenham confiança no serviço proposto.

Essa categoria de portaria traz muitos benefícios ao prédio, entre eles, está a economia em alguns gastos proporcionados pela portaria tradicional.

Porém, alguns condomínios sofrem com a tentativa de aplicar esse modelo, já que os moradores não estão preparados para o atendimento e funcionamento remoto. O que é mais comum em prédios com moradores mais velhos, por exemplo.

Nesses casos, os gestores de condomínio optam por um sistema híbrido, onde além dos serviços remotos, há a presença de um profissional na portaria em períodos de maior movimento.


Como funciona a portaria híbrida?

Como você viu anteriormente, nesse modelo de sistema de portaria, além do atendimento online e da tecnologia oferecida pela portaria remota, os moradores podem também contar com um porteiro presencial.

A escala, ou seja, quando esse porteiro presencial estará presente, fica a critério de decisões tomadas pelos gestores e síndicos do condomínio.

É mais comum que se opte pela presença do funcionário durante o horário comercial, durante o dia, e que durante a noite apenas a portaria remota tome conta do serviço.

Porém, é possível também realizar escalas em outros momentos, como, por exemplo, nos horários de almoço, rondas, ou outros intervalos. Assim, a portaria não fica abandonada em nenhum momento.

Até mesmo se o porteiro precisar faltar por algum motivo como consultas médicas ou imprevistos, a portaria remota fica disponível e preparada para realizar todo o atendimento necessário no prédio.


Quais as vantagens da portaria híbrida?

A portaria híbrida permite aos moradores do condomínio vivenciar a experiência da portaria remota sem perder o tradicional porteiro presencial. Uma das primeiras vantagens que podemos citar é que caso futuramente o gestor do condomínio deseje implementar 100% de portaria remota no seu prédio, os moradores já estarão habituados com a rotina.

Assim, quando conhecerem o sistema, entenderem bem como funciona e confiarem no serviço, será muito mais fácil realizar a mudança e aproveitar todos os benefícios do modelo remoto. Outro ponto muito positivo do sistema híbrido de portaria é que haverá atendimento 24 horas, visto que enquanto o porteiro presencial não estiver disponível, a central da portaria remota está realizando o monitoramento e a liberação dos visitantes.

Além disso, com o apoio da portaria remota não é necessário que os administradores do condomínio arquem com gastos de pagamento do porteiro em dias de feriado ou períodos noturnos.

Falando em economia, para quem ainda não possui o dinheiro para investir na implementação total da portaria remota, começar com o sistema híbrido pode ser uma ótima opção.

Vamos fazer um resumo em tópicos das principais vantagens desse modelo de portaria:


  • Moradores mais habituados;

  • Atendimento mesmo quando o porteiro não está disponível;

  • Economia com gastos operacionais;

  • Menor custo inicial para implementação;

  • Mais segurança;

  • Flexibilidade de atendimentos.

São muitas vantagens que a tecnologia e inovação da portaria remota podem entregar aos moradores, gestores e síndicos.


Para saber se esse modelo vale mais a pena do que a portaria híbrida, é preciso levar em consideração alguns fatores e fazer uma boa análise.


Enquanto por um lado a implementação híbrida pode funcionar com um investimento menor, a portaria remota oferece muito mais economia temporalmente, sendo um custo-benefício maior.


O que vai fazer a diferença na escolha é pensar também se os moradores estão dispostos a assumir esse tipo de portaria ou se preferem a presença do porteiro.


Nesses casos, a portaria híbrida ajuda para eles poderem se acostumar com o sistema para uma implementação total no futuro.


Independente da escolha, o importante é escolher uma boa empresa de portaria para que o seu condomínio esteja seguro, que o gestor tenha mais tranquilidade para realizar suas funções e os gastos sejam diminuídos.


Por isso, a Alerty Serviços é a ideal para você! Entre em contato.


58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo