O que é segurança para empresas?

O conceito de segurança empresarial é amplo mas existem algumas definições próximas que sintetizam seu significado e o que representa.


Segurança empresarial é um conjunto de práticas estabelecidas e ações que têm como objetivo garantir a proteção dos bens de uma empresa.



Atua para combater danos e prejuízos como furtos, incêndios e demais ocorrências que possam envolver perdas materiais. Também age contra interferências como espionagem, roubo de informações e sabotagem.


Além disso, combate a perturbação e situações que ameacem a rotina de uma empresa. Pode-se tratar então como um conjunto de medidas executadas para prevenir e garantir a integridade dos ativos de uma organização.



Mas atenção! Estes ativos não se tratam apenas de objetos. Eles são tangíveis e intangíveis, e devem ser igualmente protegidos de ameaças e riscos.


Ativos tangíveis


Ativos tangíveis são itens, objetos, materiais e até mesmo pessoas que uma empresa detém ou preza. São importantes para os negócios e para o andamento diário da organização.


Estes ativos representam os recursos e o patrimônio que impactam diretamente no dia a dia de uma empresa, seja qual for o meio em que ela está inserida.


Por isso, medidas estratégicas são tomadas para garantir o bem-estar e a manutenção destes ativos, já que sem ele a empresa não consegue desenvolver suas atividades.


Ativos intangíveis


Considera-se intangível a imagem, a percepção e o respeito que uma empresa apresenta diante da sociedade.

A visão que os colaboradores, investidores e sócios têm das empresas deve ser preservada a todo custo, já que ela dita as reações e as ações dos diretamente envolvidos.


A segurança empresarial deve então agir e zelar para que o ambiente físico seja resguardado de qualquer interferência que possa atrapalhar ou ameaçar o andamento das atividades dos profissionais.


Isso tudo para garantir a proteção e a segurança do patrimônio, dos colaboradores, da imagem e da ética que a empresa prega.




Como o conceito de segurança para empresas é amplo, foi preciso que os serviços também se expandissem para atender a todas as necessidades dos contratantes.


Ao realizar os planos estratégicos para ação, a empresa deve direcionar os recursos e buscar entender os pontos críticos para elaborar um plano preciso e eficiente.


Em alguns casos, é necessário que determinadas medidas sejam tomadas para que o sucesso do planejamento aconteça. Por isso, é preciso definir o tipo de ação e o serviço que deverá ser prestado.


Vigilância patrimonial


Em suma, a vigilância patrimonial é uma atividade autorizada e fiscalizada pela Polícia Federal. Para sua execução é preciso que os profissionais passem por cursos específicos de formação de vigilantes.


Só após os cursos, estes profissionais podem exercer as funções ligadas às empresas, como a proteção de imóveis e pessoas.


A vigilância patrimonial deve ser pautada em ações de combate e prevenção de riscos para uma instituição. Ainda assim, as ações podem ser no ambiente da empresa ou em seu entorno.


Deve-se também haver atenção à aplicação de serviços com o uso de ferramentas tecnológicas, armas de fogo e sobretudo, aparatos de comunicação para facilitar a interação e garantir a segurança para os ativos da empresa.


Englobam as funções da vigilância patrimonial: 1. Rondas 2. Supervisão 24 horas 3. Controle de Acesso 4. Segurança


Monitoramento

O monitoramento é uma função muito comum em empresas que prestam segurança. Ele age em conjunto com as demais práticas para proporcionar a ampla ação das atividades. Com uma boa equipe de monitoramento é possível prever ações criminosas e antecipar situações para evitar conflitos e combates. Minimiza a perturbação da ordem que pode interferir na rotina das empresas.

É parceiro de uma boa comunicação entre os profissionais e também ajuda a solucionar problemas que já foram causados.


Para isso, pode ser usado como uma ferramenta de análise para um planejamento de uma estratégia de segurança mais eficaz.



13 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo