Como escolher a Estrutura Organizacional ideal

Como vimos, existem diferentes tipo de estrutura organizacional.

Tudo depende do tamanho da sua empresa, seu ideal de trabalho, o tipo de serviço ou produto oferecido, a região atendida, enfim… diferentes aspectos que podem impactar na hora de decidir a estrutura ideal.


É importante que você esclareça, inclusive, características como missão, visão e valores, de forma que a estrutura escolhida atenda essas diretrizes estratégicas e permita que seus funcionários vivam os princípios e valores definidos.

A estrutura organizacional vai impactar muito no nível de complexidade da sua empresa. Por isso, se você optar por uma estrutura complexa, precisa estar pronto para dar conta das demandas que poderão surgir (além dos custos!).

– Objetivos e necessidades do seu negócio

A estrutura organizacional serve para organizar pessoas, fluxos, processos. Por isso, não pode ser um fator que atrapalhe a dinâmica e o ritmo do trabalho na sua empresa.

É exatamente por isso que, antes de escolher a estrutura adequada, é necessário ter muito claro os objetivos e as necessidades do seu negócio.


O tipo de serviço ou produto trabalhado exige uma estrutura horizontal, para promover a troca de ideias, ou é melhor contar com a estrutura formal e vertical, foco na hierarquia?

Você pretende ter um negócio sem fronteiras e pode ter equipes com trabalho home office? Talvez o modelo em rede seja a melhor opção.


Avalie, com sinceridade, o tipo de empresa que você está começando ou gerindo, o tipo de pessoal que trabalha ou trabalhará com você, e o que eles esperam da empresa, a título de cultura organizacional.


Então, busque o modelo de estrutura que melhor atenda aos públicos e aos objetivos estratégicos do seu negócio.

– Criando uma Estrutura Organizacional personalizada

Apesar de termos trazidos alguns tipos principais de estrutura organizacional, não significa que você precisa escolher uma delas e aplicar totalmente na sua empresa.

Nada impede que você entenda os tipos e se aproprie daquilo que fizer mais sentido para sua empresa, misturando dois ou mais tipos ou, ainda, criando um novo, totalmente seu.

O importante, mesmo, é que sua estrutura organizacional ajude sua empresa a conquistar os resultados desejados, sem dificultar processos ou impedir o crescimento do seu negócio (nem dos seus funcionários).

Conclusão

A estrutura organizacional é essencial para que a empresa organize seus profissionais, processos e atividades, de forma que todos entendam suas responsabilidades e seus papéis.

Com isso claro, é mais fácil para que seus funcionários desempenhem de forma a atingir os objetivos estratégicos da empresa.


Uma outra vantagem importante é a de permitir que sua equipe enxergue as possibilidades de crescimento e evolução profissional, melhorando o engajamento, a motivação e a retenção dos seus talentos.


Ainda assim, é importante que você, como gestor, entenda a realidade em que a empresa se encontra. Isso porque existem diferentes tipos de estruturas e você precisa adotar aquela que melhor atenda às necessidades e intenções do seu negócio.


Independente do tipo escolhido, manter as informações sob controle é vital.

Por isso, aposte em sistemas de comunicação eficazes, além de um bom ERP de gestão integrada, centralizando em um único lugar todos os registros e movimentações.


Via: Bom Controle.

18 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo